terça-feira, 29 de junho de 2010

"Quem crer e for batizado..."

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
" Mc 16:15,16

Jesus disse que aquele que cresse e fosse batizado seria salvo, e quem não cresse seria condenado. Mas o que ele quis dizer com isto?

Para a salvação existem dois condicionais: Crer e ser batizado. Então para entender melhor vamos analizar o que cada um deles quer dizer.

Quando Jesus diz "quem crer" está diretamente ligado ao verso acima, ou seja, quem crer na pregação do evangelho. Uma das definições mais claras sobre o que é o evangelho de Cristo está em romanos1:16 : "é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê". Outro verso que posso citar é: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."Jo3:16 . Ou seja, o evangelho é o poder de Deus para a salvação do homem, poder este através da vinda de Jesus Cristo ao mundo. Mais especificamente, crer no evangelho, segundo os textos apresentados, é crer que Jesus é o Filho de Deus, enviado ao mundo para a salvação de todo aquele que Nele crer (em Jesus). Esta salvação veio através do sacrifício na cruz, tendo ele ressuscitado ao 3º dia, como está em hb9:11-14,26 hb10:10 e assim como foi profetizado em is53. Jesus foi o cordeiro imolado em nosso lugar.
Vamos falar agora da questão normalmente menos compreendida: o batismo. Afinal,que batismo Jesus está falando? Será somente o ato de mergulhar em águas? Será que isso salva ou é importante à salvação?
Vamos ver então o que é na verdade o batismo com o homem que começou a batizar:
"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.
E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.
"Mc1:3-5
O batismo é uma declaração de arrependimento de pecados. Quando João pregava: "Arrependei-vos" ele também dizia: "Sejam batizados". O batismo é uma confissão dos própios pecados, simbolizando que agora estamos limpos deles e dispostos a não mais os praticar.

Resumindo a mensagem toda, o que Jesus disse claramente foi: Aquele que crer que Jesus é Deus e que morreu por nossos pecados, e ressuscitou dentre os mortos (rm10:9) e se arrepender de seus pecados, este sim será salvo da condenação que estava destinada a todos os homens. Através de Jesus os homens podem finalmente conhecer a Deus como pessoa e se relacionar com ele. Os homens podem ser livres de todo o peso de pecado que carregam e viver uma nova vida santa, vida em abundância, com uma paz que é impossível que qualquer homem experimente sem Deus, uma paz que excede todo entendimento.

Deixo esta mensagem hoje para vocês, uma mensagem simples, que creio ser o correto entendimento de todo o evangelho de Cristo. É disto que depende nossa salvação!
Essa mensagem creio ser a base de tudo, por isso é tão simples, mas cri ser útil postar aqui pois é muito útil e importante que todos tenham este entendimento.

Um abraço, paz!

Um comentário:

  1. Resumo tudo o que você disse- e que deveria ser dito do jeito que foi mesmo- de que todo aquele que Crer( na Palavra) e for batizado ( na Palavra) será salvo!

    ResponderExcluir

Comente sempre com respeito e bom senso! Sempre visando a edificação!