domingo, 30 de outubro de 2011

Frutificando na igreja



Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.
Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’
"Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.
Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ".
Lucas 13:6-9

    Esta semana conversei com um rapaz de uma igreja neopentecostal e ele estava me falando sobre o ritmo de atividades da igreja dele (shows, festas, eventos, etc). Não vou entrar em detalhes de uma conversa a dois, mas o ponto que quero chegar é de quando ele me falou sobre a necessidade de atuar na igreja (lê-se denominação) para dar frutos.

    Alguns textos bíblicos como o postado acima nos mostram que realmente é necessário que produzamos bons frutos para Deus. Quando chegar o dia do julgamento Deus olhará os frutos que demos e nos julgará por eles, assim como aquele senhor julgou os servos a quem confiou as minas segundo o que cada um multiplicou. Jesus já havia dito "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda." (João 15:1-2)
    O que quero chamar a atenção nesta postagem é: o que é dar frutos? Eu percebo que existe um pensamento coletivo no meio evangélico onde define-se "frutificar" por "trabalhar na igreja". Felizmente as pessoas reconhecem a importância de dar frutos, mas infelizmente não entendem o que isso significa. Pensam que frutificar é estar envolvido em ministérios eclesiásticos. Dar frutos para Deus seria então congregar em uma igreja, cantar, bater palmas, pregar, ofertar, entregar folhetos... Veja bem, não quero dizer que estas coisas estejam erradas, mas por este pensamento as igrejas tem frutificado apenas para si mesmas. Como assim? As igrejas tem conseguido muitos membros, ainda que a maioria deles sequer entenda o que é a salvação em Cristo, tem conseguido templos grandes e luxuosos, grupos musicais excelentes, pregadores dos mais variados tipos e gostos, folhetos produzidos aos milhões... mas... o quanto será que isso tudo vale para Deus? Será que isso é frutificar? À luz das escrituras bíblicas não consigo entender dessa forma. Não consigo ver benefício prático de tudo isso no reino de Deus, apenas uma melhoria no conforto pessoal. Veja bem, não estou dizendo que nada disso é errado, mas pense, no dia em que o Rei separar as ovelhas dos bodes, será que ele dirá: "Vinde a mim vós todos que fizeram muitas coisas na igreja"? Ou ele dirá o "vinde a mim" somente aos que manifestaram a glória de Deus através da misericórdia e do amor? Aos outros ele dirá: "apartai-vos de mim, não os conheço". Eles até dirão: "Não fizemos nós muitas coisas em seu nome? Estávamos tão envolvidos em ministérios, cantamos, expulsamos demônios, profetizamos, ofertamos, fizemos até milagres!" Mas estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. Referências em Mateus25 e Mateus7:21-23.
    Não, não esqueci do primeiro texto. A bíblia nos deixa claro em diversos lugares que precisamos dar frutos, e não somente frutos, mas bons frutos. Toda árvore boa dá bons frutos e a reconhecemos por estes. A árvore que não frutifica ou dá frutos ruins é cortada e lançada no fogo. Então, volta a questão: como gerar bons frutos?

"Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.
A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons." Mateus 7:17-18

    Não existem grandes sacadas, nem mistérios e nem passo-a-passos. Se você quiser dar bons frutos você precisa primeiramente ser uma árvore boa. Então o resto será consequência. Tenha seu coração submisso a Deus, guarde seus mandamentos e faça o bem. Creia que o sangue derramado por Cristo é suficiente sobre a tua vida para te lavar de toda iniquidade, através do arrependimento de pecados. Essa é a primeira dica que eu deixo. Leia a bíblia para conhecer a vontade de Deus e ore sem cessar para não cair em tentação. Dessa forma a luz de Deus resplandecerá na sua vida e isso será um fruto para Deus.
    A segunda, semelhante a esta é... rs, um belíssimo texto que fala de forma clara como proceder para não sermos infrutíferos:

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;
ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade;
à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.
Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.
Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados.
Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,
e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 
2 Pedro 1:5-11

    Um abraço,
aguardo abaixo seus comentários sobre o nosso blog!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! O bom testemunho é uma maneira silenciosa, e até mais eficaz do cristão testemunhar Jesus Cristo.

    Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,

    Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.

    Tito 2:7-8

    Eduardo de Santos_SP

    ResponderExcluir

Comente sempre com respeito e bom senso! Sempre visando a edificação!