quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sexo antes do casamento é pecado?



Olá, depois de muito tempo sem postar, aqui estou eu novamente.
Venho trazer desta vez um assunto que considero importantíssimo, polêmico e necessário: afinal, sexo antes do casamento é pecado? Muitos sites falam sobre isso, mas na minha opinião são fracos na parte de citar referências bíblicas importantes. Esse assunto muitas vezes é deixado de lado, afinal falar de sexo não é tão fácil, ainda mais nas igrejas, mas uma vez que vivemos em um mundo cada vez mais lascivo e imoral, creio que este assunto torna-se urgente nas igrejas cristãs de hoje. Vale lembrar que citarei apenas as partes principais dos textos que usarei por questão de espaço, mas sugiro sempre que a postagem seja lida com uma bíblia para que o contexto embase o texto. Não retirei o sentido dos textos do contexto, pelo contrário eles ainda reforçam mais o assunto.

Sexo antes do casamento é pecado?

Quando os fariseus vieram questionar a Jesus sobre o divórcio, para mostrar a vontade de Deus Jesus volta ao plano original demonstrado na criação, ele cita Adão e Eva. Vamos ver:
Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? "
Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’
e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’?
Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".” Mateus 19:3-6
O plano de Deus para o relacionamento humano descrito em Gênesis 2 é que o homem saia da casa dos seus pais para se unir à sua mulher, e os dois formarão uma só carne. Cristo é claro ao mostrar que a união do casal é diante de Deus e que não deve ser desfeita (no texto citado, mais adiante Jesus proíbe o divórcio exceto em caso de relações sexuais ilícitas). E isso é tão sério que, caso haja um divórcio (sem motivo de relação sexual ilícita), e depois alguém casar de novo, esta pessoa está adulterando! Perceba que esta união descrita em gênesis não se refere somente a sexo, mas ao casamento em si, onde mais que sexo, ocorre a união do casal, e também a relação sexual. Mas gênesis fala de sexo? Vamos pular agora para as cartas de Paulo:
Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!
Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne".
Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.
Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.
1 Coríntios 6:15-18
Paulo deixa claro neste texto de 1 Coríntios que a relação sexual é responsável pela expressão de gênesis de “tornar uma só carne”. Veja que, apesar de Paulo se referir à uma prostituta, ele não está falando de dinheiro, ou seja, o pecado em questão não é você pagar por sexo, mas o fato de você manter uma relação e se unir à uma pessoa que não é a sua esposa. E então temos aqui a primeira explicação de um termo bíblico que será visto daqui pra frente: Imoralidade sexual. Vamos à mais um texto que explica isso:
Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher,
mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido.
O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.
A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
1 Coríntios 7:1-4
Neste texto Paulo está aconselhando, em relação ao que já haviam lhe falado por carta, que os solteiros permaneçam solteiros (diferente do que se tem hoje como comum, o ser solteiro que Paulo fala se refere a não tocar em mulher, ou seja, não namorar, não ficar, não pegar ninguém). Mas ele aconselha que cada um tenha sua própria esposa (ou marido) por causa da imoralidade. Vejam que, ao falar em imoralidade, ele está se referindo a praticar sexo sem estar casado (e o contexto reforça isso), mostrando que para não pecar, o certo é que a pessoa case. Estou forçando neste tema porque muitas pessoas ficam em dúvida quando a bíblia fala em “imoralidade sexual” e às vezes inventam um monte de coisa; é claro que este conceito hoje é mais amplo porque hoje existe pornografia (que merece um post próprio no futuro) e a “ficação” que não existiam antigamente. Por isso usei estes textos para deixar claro sobre o que os autores bíblicos estão falando. Vamos ao próximo para nos aprofundarmos mais:
Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Gálatas 5:16-25
O cristão vive em constante conflito entre os desejos de sua carne (os desejos que são contra Deus, voltados ao pecado) e o desejo de viver conforme a vontade de Deus, ou seja, o do Espírito. Neste texto Paulo exemplifica as obras da carne, e uma destas é a imoralidade sexual. Perceba o quanto ele é enfático ao falar sobre imoralidade sexual, impureza, libertinagem (lascívia) e até orgias (sexo grupal). Veja também que orgia e imoralidade são coisas diferentes, uma vez que não só pelos textos já citados acima, também neste são colocados de forma separada como coisas realmente diferentes. Apesar do foco aqui ser sexual, as obras da carne são diversas e o cristão não deve praticá-las. Paulo nos deixa a séria advertência de que os praticantes destas coisas não herdarão o Reino de Deus. Isso é muito sério. E para ver que a bíblia realmente dá importância a este tema, veja que até na igreja primitiva quando a palavra começou a ir para os gentios, as primeiras recomendações com que os apóstolos se preocuparam foram:
Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias:
Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem.
Atos 15:28-29
Mais referências no novo testamento acerca do assunto:
"O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros."
Hebreus 13:4
"Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.
Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.
Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.
Portanto, não participem com eles dessas coisas."
Efésios 5:3-7
A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.
Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.
Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.”
Romanos 13:12-14
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,
as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.
Colossenses 3:5-7
Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.
Apocalipse 21:8
A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.
Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa,
não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.
Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.
Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.
Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.
1 Tessalonicenses 4:3-8
Considero estes textos mais que suficientes, mas quero trazer ainda o conceito moral deixado no antigo testamento através da Lei. Veja que, não vivemos mais sob a lei judaica, na forma de ordenanças (ef2:15), mas a lei é boa para o ensino pelos padrões que reflete, sendo tutor(aio) do homem até que viesse a fé (Gl3:24). Uma explicação sobre a lei (pois muita gente não entende isso) exigiria um post maior que este, e a dividiríamos nas partes morais, cerimoniais e civis, não vou fazer isso aqui, apenas usarei da parte moral da lei para expressar a vontade de Deus, onde já usei textos do novo testamento anteriormente para evitar confusões.
Veja a lei que trata sobre a virgindade da mulher em Deuteronômio:
Se um homem casar-se e, depois de deitar-se com a mulher, rejeitá-la
e falar mal dela e difamá-la, dizendo: "Casei-me com esta mulher, mas quando me cheguei a ela, descobri que não era mais virgem",
o pai e a mãe da moça trarão aos líderes da cidade, junto à porta, a prova da sua virgindade.
Então o pai da moça dirá aos líderes: "Dei a minha filha em casamento a este homem, mas ele a rejeita.
Ele também a difamou e disse: ‘Descobri que a sua filha não era virgem’. Mas aqui está a prova da virgindade da minha filha". Então os pais dela apresentarão a prova aos líderes da cidade,
e eles castigarão o homem.
Aplicarão a ele a multa de cem peças de prata, que serão dados ao pai da moça, pois esse homem prejudicou a reputação de uma virgem israelita. E ele não poderá divorciar-se dela enquanto viver.
Se, contudo, a acusação for verdadeira e não se encontrar prova de virgindade da moça,
ela será levada à porta da casa do seu pai e ali os homens da sua cidade a apedrejarão até à morte. Ela cometeu um ato vergonhoso em Israel, prostituindo-se enquanto estava na casa de seu pai. Eliminem o mal do meio de vocês.
Deuteronômio 22:13-21
Veja o quanto a virgindade até o casamento era valorizada na lei dada por Deus, a ponto de ter pena de morte para a mulher que não casasse virgem. Mas se ela fosse virgem e fosse dito o contrário, o homem também seria punido por prejudicar a reputação da moça (sim, não ser virgem até o casamento era uma vergonha, hoje é o contrário). Assim como citei lá no início, este texto também não fala de dinheiro, fala apenas de virgindade, e a bíblia trata claramente como um ato de prostituição. Veja o que o mesmo texto ordena mais abaixo:
Se um homem for surpreendido deitado com a mulher de outro, os dois terão que morrer, o homem e a mulher com quem se deitou. Eliminem o mal do meio de Israel.
Se numa cidade um homem se encontrar com uma jovem prometida em casamento e se deitar com ela,
levem os dois à porta daquela cidade e apedrejem-nos até à morte: a moça porque estava na cidade e não gritou por socorro, e o homem porque desonrou a mulher doutro homem. Eliminem o mal do meio de vocês.
Se, contudo, um homem encontrar no campo uma jovem prometida em casamento e a forçar, somente o homem morrerá.
Não façam nada, pois ela não cometeu pecado algum que mereça a morte. Este caso é semelhante ao daquele que ataca e mata o seu próximo,
pois o homem encontrou a moça virgem no campo, e, ainda que a jovem prometida em casamento gritasse, ninguém poderia socorrê-la.
Se um homem se encontrar com uma moça sem compromisso de casamento e a violentar, e eles forem descobertos,
ele pagará ao pai da moça cinqüenta peças de prata. Terá que casar-se com a moça, pois a violentou. Jamais poderá divorciar-se dela.
Deuteronômio 22:22-29
Acho interessante reparar que, até no caso de estupro, havia necessidade do casamento (claro que hoje isso é algo absurdo, mas para a época era a forma de fazer justiça, era preferível assim para que a moça não permanecesse solteira não sendo mais virgem). Ou seja, o ato sexual realmente era tido como algo de casamento, daí vindo a obrigação do mesmo.
Encerro por aqui a postagem, primeiro porque já está grande, segundo porque acredito já ter feito o que me propus: mais do que dar apenas uma opinião como muitos sites, procurei citar textos e explicá-los através de outros textos na bíblia.
A bíblia nos ensina a não cairmos nos pecados sexuais, quem é nascido de Deus não pratica o pecado (1jo3:5-9), e como diz outro texto, se continuamos a pecar deliberadamente após receber o conhecimento da verdade, não resta sacrifício pelos nossos pecados, apenas juízo e fogo que consumirão os inimigos de Deus (Hb10:26, 27).
Quero deixar claro também que estou falando sobre prática sexual, o que quer dizer que, se você já errou neste sentido, existe algo certo a se fazer: se corrigir. A virgindade é tida normalmente como algo que, depois que se perde já era, e as pessoas passam a tolerar o pecado porque não são mais virgens. Essa forma de pensar está errada, esta questão independe de virgindade porque uma vez que pecamos, devemos confessar a Deus pedindo perdão e abandonar a prática. Não devemos tolerar um pecado porque já o cometemos uma vez. A bíblia diz:
Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
Salmos 32:1-2
E também:
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”
1 João 1:9
Se você tem vivido numa prática de pecado neste sentido, o que eu te aconselho é que peça perdão a Deus, que não rejeita um coração contrito e quebrantado (Sl51:17), e pare de pecar, seja casando-se ou deixando de praticar o ato. É tempo de se consertar! Não pense ser um pecado sem perdão, mas entregue-se a Deus, pois Cristo morreu justamente para que hoje você tenha a chance de se arrepender dos seus pecados. Deus pode te perdoar, arrependa-se e largue o pecado!
"Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou? "
"Ninguém, Senhor", disse ela. Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado"."
João 8:10-11
"Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: "Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça"."
João 5:14

Abraço, até a próxima!

2 comentários:

  1. Julgo que seja um post EXTREMAMENTE sério e extremamente útil. Por que? Porque, por meio da exposição da Palavra de Deus podemos conhecer os Pensamentos e os Juízos de Deus. (a grande quantidade de referências bíblicas foi de grande valor! a Bíblia É VALIOSA!) PRECISAMOS saber que Ele odeia imoralidade sexual. PRECISAMOS saber que Ele quer um povo separado do que é MAU. A utilidade está em CONHECERMOS MELHOR O NOSSO DEUS. Saibamos o que Ele pensa. Vamos pedir a Ele ajuda e vamos nos esforçar para obedecê-lo, porque é o que devemos fazer.

    ResponderExcluir
  2. Deus não muda. O mundo se altera com seus paradigmas porém, o Eterno não muda, o seu "sim" sempre será "sim" e seu "não" sempre será o "não". É isso mesmo! Parabenizo seu empenho Vinícius. Forte abraço.

    ResponderExcluir

Comente sempre com respeito e bom senso! Sempre visando a edificação!