quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Espinho na carne

Olá amigos leitores do blog! Estou há um tempo sem postar, tenho duas idéias já em mente mas a preguiça não deixa...rs E vou escrever agora sobre uma terceira idéia.



Vamos logo ao texto!
"Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade. Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve.
Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.
Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.
Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim."
II Coríntios 12:6-9 (NVI)



Esse texto é muito conhecido e gera entre alguns certos debates sobre o que seria este espinho na carne que Paulo fala. Alguns dizem ser enfermidade, outros um pecado, e outros outras coisas. Vou apenas dar minha opinião: ele fala de alguma pessoa que o tem perseguido através de suas mensagens malignas. Bem, meu objetivo aqui não é entrar em debates teológicos e nem impor minha opinião nesses casos (até porque posso estar enganado), então vamos ao que interessa!
Independente do que seja o tal espinho na carne que Paulo revela tanto sofrer, o importante é que paulo revela ter um espinho na carne. O que isso quer dizer? Pense no sentido literal: espinho na carne dói muito! Inflama! Quem já se furou com espinho de planta sabe do que estou falando. Bem, Paulo revela sofrer com algo que para ele parece tão doloroso quanto um espinho. O interessante é que este espinho é posto com um propósito, pois diz: "Para que não me exaltasse/ensoberbecesse com a grandeza dessas revelações". Paulo demonstra ter tido experiências tão sobrenaturais mas este espinho mostra para ele quem ele é: um servo de Deus totalmente dependente de sua graça! Paulo não era mais especial por ter subido ao céu. Três vezes ele pede a Deus para que afaste este espinho dele, então Deus responde: "Paulo, a minha graça te basta! É na tua fraqueza que meu poder se aperfeiçoará." O que era aparentemente tão ruim para Paulo na verdade era algo que mostrava para ele sua própria realidade, o impedindo de se tornar orgulhoso, e manifestava o poder de Deus na vida dele.

Chegou a tão esperada hora da conclusão com a pergunta: Por que eu estou falando disso?
Muitas vezes nós não entendemos alguns espinhos na carne que temos. Pode ser do mesmo tipo de Paulo ou podem ser outras coisas que para nós parece um tormento. Mas precisamos sempre ter em mente nestas situações que a graça de Deus nos é suficiente. Algumas vezes nós vamos pedir e Deus vai tirar alguns espinhos que possam até fazer mal, mas há espinhos que a gente vai pedir e Deus não vai tirar porque não enxergamos, mas precisamos destes espinhos!
Minha mensagem para você leitor é que não deixe que as dificuldades que você passa tirem o foco que a graça, isto é, o bom favor de Deus que você não merece, está sobre ti, e este favor de Deus é suficiente para tudo que você precisa, inclusive para suportar teu espinho na carne. Talvez você até possa se perguntar por que Deus não te livra das dificuldades, mas saiba que enquanto nós olhamos só para o que está logo à nossa frente Deus vê como um todo e sabe exatamente do que precisamos e o que é melhor para nós. É por isso que ele deixa alguns espinhos, para o nosso bem! Fique firme, não desista, pois aquele que começou a boa obra em nós é fiel para completá-la até o dia em que subiremos ao céu e o conheceremos assim como por Ele somos conhecidos! (1co13:12, Fl1:6)

"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes."
Tiago 1:2-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sempre com respeito e bom senso! Sempre visando a edificação!