domingo, 20 de maio de 2012

Por que eu não pago a tal "Taxa de serviço"


PAGAR OU NÃO OS 10%?
-> Por que eu NÃO pago a "taxa de serviço" nos restaurantes?
1- Eu pago o que eu consumo. Se eu escolho no cardápio um item que custa R$20,00, eu tenho o direito de pagar R$20,00 apenas e nada a mais. Qualquer cobrança a mais é propaganda enganosa.
2- Eu não sou o dono do estabelecimento. Ele que pague o salário dos garçons e cozinheiros. É de responsabilidade dele, e não minha, pagar luz, água, gás, ingredientes da comida e tudo mais necessário à manutenção do negócio, INCLUSIVE o salário de cada funcionário, seja garçom ou servente, afinal, a empresa é dele e não minha. O dia que eu for empresário eu também terei que arcar com o pagamento dos funcionários de minha empresa.
3- O preço de tudo já está embutido no produto. Eu não estou comendo de graça, estou pagando conforme o que estou recebendo. Se o ambiente é melhor, climatizado, atendimento eficiente e comida boa, o cardápio é sempre mais caro. Se eu comer no china da esquina, vou pagar mais barato. Ou seja, eu já estou pagando uma vez, não tenho por que pagar duas.
4- Eu não pago 10% das compras no supermercado ao caixa que está "me servindo". Não pago 10% de uma roupa quando compro ao vendedor. Não pago 10% da passagem do ônibus para o trocador. E NINGUÉM ME PAGA 10% quando compra algo da empresa onde trabalho (não sou garçom!). Por que com garçons e cozinheiros tem que ser diferente?
5- Pagar taxa de serviço cria um mau hábito. Gosto de ser bem atendido independente de gorjetas. Entretanto, mesmo estando no meu direito de não pagar tal taxa, posso ser mal atendido por um garçom que sabe que não pagarei tal taxa, pois ele simplesmente achará que não tem obrigação de atender bem quem não está pagando para tal. Parece exagero, mas quanta gente já não sofreu constrangimentos por se recusar a pagar os 10%? (já aconteceu comigo mesmo).
6- Já é sabido que a maioria dos estabelecimentos não repassam corretamente o dinheiro para os funcionários. Em alguns casos o dinheiro vai todo para o bolso do dono do lugar ou do gerente, em outros a distribuição entre garçons e cozinheiros não é feita de forma correta.
7- Eu não sou rico. Meu dinheiro é suado e se eu posso gastar X, não vou gastar X+(Xx10%) para dar dinheiro para um cara que pode inclusive estar ganhando mais que eu.
8- "Ah, mas o garçom ganha pouco...". Já disse, se duvidar ganha até mais que eu. Além do mais, se eu quiser dar esmola para alguém (sim, dar dinheiro para alguém de graça pela necessidade dela se chama esmola) darei para um mendigo na rua que não tem sustento, não para um cara que pode contar com um salário no fim do mês.
9- Não pago por que simplesmente não sou obrigado e não quero!

Portanto, esta é minha justificativa e meu incentivo para que você também se liberte deste mau costume. A menos que seu dinheiro nasça em árvore, ou o atendimento seja tão bom que realmente valha uma gorjeta, que neste caso não deveria ser estipulada em 10%, mas de acordo com o que o cliente achasse justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sempre com respeito e bom senso! Sempre visando a edificação!