quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

O Calvinismo me assusta, e me entristece (soteriologia)

Uma das coisas que mais me assusta e entristece hoje no cristianismo é a doutrina Calvinista (da soteriologia).
Como cristãos podem realmente crer que Deus escolheu antecipadamente amar a uns e odiar a outros, sem que nada tenham feito? Como podem crer que Deus predestinou uns para o tormento eterno somente para demonstrar a sua ira? Que deus vaidoso é esse? Que deus perverso é esse? Ora, se a bíblia nos deixa de gêneses a apocalipse a declaração das maravilhas do caráter de Deus, seu amor ilimitado, sua graça abundante e sua misericórdia sem fim, como algum cristão pode crer que Deus realmente quis que algumas pessoas sofressem uma tortura eterna inimaginável somente pela vaidade de demonstrar a glória de sua ira?
Ora, se Deus escolhesse amar uns e odiar outros para mostrar seu poder, o que de fato ele estaria fazendo não seria amor, seria demonstração de ego. Tão pouco ele poderia ser chamado de benigno, amor, ou misericordioso. Seriam os homens (me refiro aos de boa índole, os que desejam o bem alheio, muitos até doam suas vidas para isso, e muitos nem são cristãos ou teístas) maiores que o próprio Deus ao querer que todos se convertam e se salvem? Seriam eles mais piedosos que o próprio Deus? Pois certamente, este deus pregado não pode ser amor.
Antes de tudo, creio em um Deus amoroso, benigno, tardio em irar-se, misericordioso, compassivo, que odeia a injustiça e a maldade, que não tem prazer no sofrimento de ninguém, antes, deseja que todo pecador se desvie de seu mal caminho e creia em Jesus para que seja salvo, pois Deus não entregou sua própria vida na cruz somente para dar uma demonstração de poder, mas sim, porque Deus amou o mundo de tal maneira que o fez para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Esse sim é o Deus da bíblia. Qualquer doutrina que fuja disso não é digna de crédito, antes, é demoníaca, e não deve sequer ser considerada por um cristão fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sempre com respeito e bom senso! Sempre visando a edificação!