sexta-feira, 15 de outubro de 2010

20 reais hoje ou 100 daqui a um ano?



O título desse post vem de um pequeno artigo desses de curiosidades falando sobre bugs do cérebro humano (para quem não sabe o que é bug, é um termo que na informática que significa erro ou falha em um programa). Um desses bugs seria o fato de preferirmos benefícios imediatos à gratificações posteriores, como exemplo preferir ter 20 reais hoje do que 100 daqui a um ano. Claro que nem todos prefeririam 20 hoje, mas uma boa parcela das pessoas sim. É claro que apesar do adianto, o ganho é bem menor (pense no que você compra com 20 ou com 100 reais).
Por que eu estou falando disso?

Porque parece que esse bug se manifesta também espiritualmente, e de forma muito mais frequente do que percebemos. Quantas promessas nós temos de Deus? Quantas coisas sabemos que o melhor de fato é esperar um pouco mais e não tentar adiantar as coisas, pois Deus proverá? Quantas coisas sabemos que dependemos Dele, e Ele em seu tempo sempre age, e mesmo sabendo disso nós sempre queremos nos garantir, porque 'esperar pode ser perigoso', mesmo com a garantia de que Ele é Ele (Ele é nossa garantia). Então temos a tentação de preferir resolver logo as coisas da nossa forma, através do nosso braço, mas resolver logo, do que esperar a “gratificação posterior”, i.e., o agir de Deus que às vezes pode demorar um pouco mais, mas sempre supera o nosso agir.
A bíblia mesmo diz em romanos 8 que esperança que se vê não é esperança, pois se vemos, como esperamos? Mas se esperamos o que não vemos, o esperamos com paciência. Da mesma forma se queremos poder desfrutar do melhor precisamos aprender a esperar em Deus, mesmo naquilo que não vemos, pois justamente isso é a esperança.
Pra não ficar grande o texto eu paro por aqui, resumindo a mensagem da seguinte forma: somos tentados a não esperar algo grande que sabemos que virá de Deus para trocarmos por algo muito menor porém imediato. Mas como cristãos sabemos que precisamos ter nossa esperança em Deus. Se estou falando de um bug, ou seja, um erro, não se deixe levar por ele. E se tratando de um bug em nossa “programação”, não é nada fácil combatê-lo. Por isso, espere em oração, confie, descanse Nele. Espere confiante no Senhor, e ele ouvirá a sua voz! (Sl40)

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sempre com respeito e bom senso! Sempre visando a edificação!