sábado, 2 de outubro de 2010

Por que algumas pessoas fumam?



Desde criança convivi com meus pais fumando. E como nunca gostei de cigarro, sempre me questionei sobre o que leva uma pessoa a fumar. Ainda tenho esse questionamento. Afinal, o cigarro é fedido, desagradável, causa doenças das mais terríveis em quem fuma e prejudica também quem apenas aspira a fumaça, é caro, é mal visto socialmente, dá impotência, falta de ar, e poderia citar ainda muitas outras coisas que seriam perfeitas para combater o fumo. Como se já não houvessem pontos negativos o suficiente, qual o ponto positivo? O que um fumante ganha com uma tragada? Talvez a única resposta seja a falsa sensação de alívio e aquietação. O cigarro gera ao fumante a impressão que acalma a ansiedade, quando na verdade a pessoa sequer teria tal ansiedade se não fumasse. Gasta-se uma soma de dinheiro enorme com um falso prazer que acabará em um tipo de morte terrível.
Bem, claro que eu não quero falar de cigarro, isso deixa para o ministério da saúde fazer.



Mas... o que nos faz pecar? Acho que o pecado é mais semelhante ao cigarro do que parece. Afinal, o que nos seduz tanto no pecado? Quando Deus ilumina nossa visão então finalmente conseguimos enxergar os malefícios do pecado. Tristeza, angústia, depressão (não que essas coisas sejam somente consequencia de pecado), afastamento de Deus, culminando em uma terrível morte espirítual. Aos poucos o pecador vai adoecendo até que os danos sejam irreversíveis. Assim como a fadiga toma conta de um fumante que se cansa facilmente em subir uma escada, ela também toma conta de um pecador que perde suas forças para buscar o renovo de Deus. Pagamos um preço caro por algo que irá nos destruir. E o que ganhamos com isso? Aparentemente prazer. Um prazer momentâneo, que assim como o do fumo é ilusório. Não precisaríamos dele se não estivéssemos viciados nele. Algumas vezes achamos que é tão bom saciar nosso instinto que não nos damos conta de que não passamos de escravos dele, pois temos um falso prazer em algo que nos destrói.
Já passou o tempo em que o vício em fumar era considerado apenas força de vontade. Sem dúvida é preciso força de vontade para parar de fumar, mas hoje sabe-se que o vício é uma doença. E como para toda doença há um médico, há um tratamento. Muitos não sabem mas existe até o “Disque pare de fumar” para quem deseja tratamento. Precisamos entender que o pecado é uma doença, está enraizado em nossa carne e nós não somos fortes o bastante para resistir. Não estou dizendo que devemos entregar nossa vontade, apenas estou dizendo que só isso não adianta. É como um vício, você pode até não querer, você poder saber que isso te faz mal, mas algo em você te impulsiona a praticar o que não é bom. Em nossa comparação, mais uma vez há uma equivalência: assim como há médico para quem fuma, há um Médico para quem peca. É exatamente por isso que Jesus ao ser questionado de por que comia com pecadores e não com os religiosos de sua época, respondeu: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento] “(Mc2:17) . Sinto que precisamos entender estas simples e profundas palavras de Cristo: os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Baseado nisso precisamos reconhecer nossa doença e procurar tratamento. Se para o cigarro existe o disque para de fumar, para nós pecadores existe a oração que pode muito em seus efeitos.
É possível deixar de fumar sem auxílio médico, mas é impossível deixar de pecar sem auxílio divino. É impossível pecar e não morrer sem a redenção de Cristo. Precisamos do remédio que é o sangue do Cordeiro que tomamos sobre nós através do arrependimento e confissão de pecados.

O que eu estou dizendo aqui pode parecer algo repetido mas eu sinto que preciso dizer isso. Na verdade, eu preciso viver. Eu sou um pecador e preciso do Médico. E dou graças ao Senhor por poder reconhecer isso. Tenho a alegria de saber que o meu médico amado não veio chamar os sãos, e sim os doentes como eu. Ele não veio chamar os justos, mas sim os pecadores. Ele veio me chamar! Tenho alegria em saber que Deus não me repele por eu ser um doente, pois como diz o salmo 103 Ele conhece a minha estrutura e sabe que sou pó, por isso tem misericórdia de mim.

Minha alegria não é a ilusão de um fumante que acha que pode ir ao médico e ignorar que ainda fuma que basta. Não! Sei que preciso seguir o tratamento prescrito por Ele. Sei que preciso largar o vício do pecado. Mas sei também que estou em tratamento, se cair em tentação hoje não vou parar, ainda que eu não consiga parar de uma vez, não vou desanimar! Deus está comigo, Ele é a minha força!

Torço para que isso tenha falado de alguma forma ao seu coração. Este é o objetivo do blog. Um abraço, Deus abençoe!

Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;
e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.
” 1jo2:1,2
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.“1Jo1:9

2 comentários:

  1. Verdade, boa matéria, você escreve muito bem. Deus te abençoe!

    By: Vinicius S.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns cara.Tomara que o mundo INTEIRO um dia pense assim

    ResponderExcluir

Comente sempre com respeito e bom senso! Sempre visando a edificação!