sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

As preocupações desta vida


"Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear.
Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.
Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.
Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.
Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! " "
""Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador:
Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.
Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.
Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.
E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um". "
Mateus 13:3-9,18-23

Eu estava orando em relação a uma coisa que estava me deixando com uma certa ansiedade quando este texto me veio à cabeça. Quero frisar o verso 22, mas vou aproveitar para pegar segundo a narrativa de Marcos: "Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera."(Marcos 4:18-19). Sabe, quantas vezes nós que somos cristãos vivemos tão preocupados com coisas simples relativas a esta vida? A verdade é que, como humanos que somos, temos nossos anseios e planos nas mais variadas áreas: profissional, acadêmica, familiar, conjugal/afetiva, financeira, ministerial/religiosa, lazer, e por aí vai. Não nos é dado o saber do dia de amanhã, por isso às vezes somos pegos por grande ansiedade quanto ao que nos acontecerá. Será que concretizaremos todos os planos que temos traçado? Será que prosperaremos nos projetos que temos começado? Será que seremos felizes? Será que as coisas realmente darão certo? Será?



""Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal"."
Mateus 6:25-34

E neste texto, neste ensinamento de Jesus, temos a nossa fé fortemente confrontada diante de nossas preocupações. É esta simples mensagem que quero deixar hoje: precisamos lembrar a cada dia que nossa maior preocupação deve ser buscar o Reino de Deus em primeiro lugar. Creio que a definição de buscar o reino é simples, é buscar a Deus e buscar que sua vontade seja feita na sua vida e através da sua vida. É entregar-se à vontade e aos cuidados do Rei. É saber que nossos planos e nossos sonhos estão diante dele e que Ele sabe o que é melhor para nós. A verdade que nós temos que encarar, que na verdade às vezes é dura de engolir, é que não estamos vivos neste mundo para que nossos sonhos se concretizem. Não estamos aqui para ter um bom emprego, dinheiro, casarmos, etc. Não quer dizer que estas coisas não possam acontecer, e nem que Deus nos privará delas, mas e se assim for? Nosso objetivo como cristãos é sermos sal da terra e luz do mundo, é vivermos uma vida de adoração em espírito e em verdade. Sendo assim, acredito eu que outras preocupações podem existir, mas devem ser secundárias à busca pelo Reino, visto dar importância ao que realmente importa.
Também não quero dizer que não podemos orar por coisas que nos preocupam ou que desejamos. O que quero tratar aqui é da ansiedade que toma conta de nossos corações, muitas vezes nos impedindo de chegar onde Deus quer nos levar e nos tirando o foco da vida com Deus. Mas claro, podemos orar, podemos pedir, e somos incentivados a isto: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus."(Filipenses 4:6). E sim, quero dizer que creio que Deus se importa sim com os nossos desejos, sonhos, anseios, como diz: "Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração."(Salmos 37:4), porém este não é o foco e nem sempre teremos realizado aquilo que queremos.
Por fim quero dizer que, sei que Deus tem o melhor para aqueles que o temem. Sua vontade boa, perfeita e agradável fará com que tudo coopere para o nosso bem, embora o nosso bem nem sempre seja aquilo que desejamos no momento. Mas podemos confiar e descansar, e manter o foco no principal, pois em verdade, se buscamos o Reino de Deus, todas as nossas demais necessidades passam a estar inteiramente nas mãos de Deus, e Ele certamente suprirá cada uma delas conforme Sua vontade. Repousemos na confiança de que aquele que cuida das aves dos céus, dos lírios do campo, e sabe a conta de cada fio de nossa cabeça, cuidará de todas as nossas necessidades. Se vamos nos preocupar com algo, que usemos disso para buscar a Deus em primeiro lugar. Se a ansiedade vier, oremos para que como diz o texto de Filipenses, possamos descansar sabendo que aquilo que perturba nossas mentes está nas mãos de Deus, e Ele cuidará. Certamente, Deus é bom para o seu povo!

Abraços, até a próxima postagem!

"Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros."
Eclesiastes 11:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sempre com respeito e bom senso! Sempre visando a edificação!